WhatsApp

Observatório do Sindienergia-RS

Renove os hábitos, renove as energias

Dois meses depois: Relembre a primeira edição do Municípios Renováveis

No dia 3 de junho, o Sindienergia-RS, em parceria com o Badesul e com o Governo do Estado, realizou a 1º edição do Municípios Renováveis, um encontro com propostas inéditas para o interior do Rio Grande do Sul que reuniu mais de 100 participantes no município de Piratini/RS para debater o papel das energias renováveis no desenvolvimento regional. Dois meses depois, os impactos positivos dessa iniciativa ainda reverberam – e nos encaminham para a projeção da segunda edição do evento.

A proposta de integrar cultura local, sustentabilidade e políticas públicas por meio de um fórum técnico e participativo foi um passo assertivo. Para o vereador do município, Jimmy Carter, “um novo olhar se criou para Piratini e para a região após o encontro”. Segundo ele, há empresas de renome investindo no município, o que certamente vai impulsionar o crescimento e o desenvolvimento local.

Com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes de entidades, empresários, investidores e a comunidade, o evento criou um espaço qualificado de diálogo sobre as oportunidades e os desafios da transição energética no interior do Rio Grande do Sul.

A programação abordou temas de envolvimento dos gestores públicos,reforçando o compromisso dos municípios com a pauta da sustentabilidade, e também visões de investidores que mostraram quão fértil é o terreno gaúcho para grandes investimentos e novos projetos.

A excelente recepção da primeira edição mostra que o programa tem potencial para se consolidar como uma ação contínua do Sindienergia-RS de conexão entre o setor energético e os territórios do Rio Grande do Sul. Por isso, já estamos trabalhando na segunda edição do Municípios Renováveis, prevista para acontecer ainda em 2025, com novos municípios, novos temas e ainda mais participação.

Seguimos acreditando que a transição energética só acontece com participação local, informação de qualidade e articulação entre todos os agentes. Em breve, mais novidades!